Publicado em Deixe um comentário

3 estratégias para obter sua primeira certificação profissional

Estratégia para certificação

A estratégia é um truque ou vários direcionamentos para obter um objetivo. Para conseguir uma certificação profissional é preciso estratégia. Certificações como Scrum, Six Sigma, PMP, ITIL® v3 Foundation, entre outras, podem colaborar com a evolução na carreira ou na conquista de um novo emprego.

Assim, existem diversas opções no mercado e algumas fornecerão remuneração alta como AWS, Cisco, Citrix, CompTIA e Cybersecurity. Por outro lado, existem novas tendências como Marketing Digital, Inteligência Artificial e aquelas vinculadas com renomadas empresas como a SAP e a Microsoft.

Em função dessa variedade é preciso pensar e definir o rumo da sua carreira antes de entrar em estudos para alcançar uma certificação. Neste contexto, portanto, os cinco direcionamentos que você deve ter são:

Primeiro: o rumo da sua carreira

Tenha em mente a direção que você deseja para sua carreira nos próximos 3 anos. Quero atuar com o trabalho técnico ou partir para certificações gerenciais. Por exemplo, posso almejar gerenciar os projetos em que estou participando como desenvolvedor. Então, vou buscar uma certificação CAPM, Project Management Profissional (PMP) ou Prince2.

Segundo: o provedor da certificação

As certificações podem ser com base em um framework conceitual, advinda de um instituto ou ser originária em uma tecnologia empresarial. Portanto, devo focar em uma tecnologia especifica de uma grande empresa influenciando no mercado ou vou realizar uma certificação mais abrangente que tem por base conceitos, técnicas e ferramentas? Por exemplo, certificações que focam no Six Sigma para a gestão da qualidade ou Scrum para métodos ágeis.

Terceiro: defina o nível que deseja alcançar

As questões financeiras e falta de tempo para estudo podem comprometer o nível de conhecimento que um candidato precisa alcançar dentro da hierarquia de variação em uma certificação. Muitos profissionais ficam no nível básico da certticação Scrum porque a primeira certificação fundamental é gratuita e as demais, como Scrum Developer Certified, Scrum Master e Product Owner exigem um investimento financeiro. O mesmo ocorre com o Six Sigma, que possui facilidade para que os profissionais obtenham as primeiras certificações básicas e cobra pelas demais.

Publicado por:

O Dr. Eder Alves é fundador e principal consultor da PredictON. Possui background acadêmico em Administração de Empresas e Ciência da Computação com áreas de concentração em estratágia empresarial, inovação e gerenciamento de projetos. Adquiriu conhecimentos ao longo da vida universitária em sistemas de tecnologia da informação, gerenciando projetos complexos e programas para empresa globais como IBM e Freescale Semiconductor. É portador das credenciais PMP e Scrum Master Certified.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.