Publicado em Deixe um comentário

Parâmetros para comparação entre Scrum e Gerenciamento Tradicional de Projetos

Num tempo não muito distante, os projetos eram planejados de forma detalhada, concedendo prioridade para o escopo, o custo e cronograma. Com o método ágil Scrum o papo é outro.

PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments)

O PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), assim como outros métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, é um método baseado em processos, focando em obter eficácia. Começou como um padrão usado pelo governo do Reino Unido, amplamente reconhecido e praticado internacionalmente.

PMP (Project Management Professional)

A certificação PMP (Project Management Professional) baseia-se em um conjunto de conhecimentos com terminologias e diretrizes padrão para o gerenciamento de projetos.

Assim, o corpo do conhecimento evolui ao longo do tempo e a PMP continua sendo reconhecida e exigida por organizações ao redor do mundo, validando a competência para trabalhar como gerente de projetos, liderando e direcionando projetos e equipes.

Recentemente, esta renomada certificação, inclui informações sobre como implementar suas abordagens em ambientes ágeis, tendências e práticas emergentes e considerações sobre adaptação.

Além disso, com esta abordagem, apresenta processos para conhecimento estratégico e nos negócios, bem como seções sobre o papel do gerente de projetos.

Método ágil Scrum

Com um pé na ênfase a introdução de novos produtos, o método ágil Scrum incentiva a tomada de decisão iterativa. Os dados e informações são consideradas fundamentais na agilidade, bem como, fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente

O Scrum promove a priorização, oferecendo relevante valor no menor tempo possível. Utiliza o time-boxing na definição do escopo, custo e cronograma de um projeto. A auto-organização, outra característica do Scrum, permite às pessoas que estão fazendo o trabalho estimar e apropriar tarefas. A Tabela 1 resume muitas das diferenças entre o Scrum e o gerenciamento tradicional de projetos.

Tabela 1 – Parâmetros para comparação entre Scrum e Gerenciamento Tradicional de Projetos (PMP e Prince2).

Fonte: SCRUMstudy (2017).

Referências:

SCRUMstudy. 2017. Scrum vs. Traditional Project Management (PMP®, PRINCE2®). Disponivel em: https://www.scrumstudy.com/whyscrum/scrum-pmp-prince2. Acesso em: 16/07/2019.

Publicado por:

O Dr. Eder Alves é fundador e principal consultor da PredictON. Possui background acadêmico em Administração de Empresas e Ciência da Computação com áreas de concentração em estratágia empresarial, inovação e gerenciamento de projetos. Adquiriu conhecimentos ao longo da vida universitária em sistemas de tecnologia da informação, gerenciando projetos complexos e programas para empresa globais como IBM e Freescale Semiconductor. É portador das credenciais PMP e Scrum Master Certified.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.