Treinamento Curso Certificação Scrum SCRUMStudy VMEdu

ROI-Scrum

Uma da características chave de qualquer projeto é a incerteza dos resultados ou produtos. É impossível garantir o sucesso de um projeto na sua conclusão, independente do tamanho ou complexidade do projeto. Considerando esta incerteza para adquirir sucesso, é importante iniciar a entrega dos resultados com a maior antecedência possível no projeto. Esta entrega antecipada de resultados e valor fornece uma oportunidade para re-investimento e prova o valor do projeto para os interessados (stakeholders). Isto é importante para:

  • ​Entender o que agrega valor para os clientes e usuários, priorizando os requisitos de alto valor no topo do Backlog de produto priorizado.

  • Diminui a incerteza e direciona constantemente os riscos que podem diminuir o valor potencial se acontecerem. E ainda, trabalhar próximo do interessados no projeto mostra para eles melhoras nos produtos no final de cada Sprint, habilitando o gerenciamento efetivo da mudanças.

A figura abaixo mostra algumas diferenças em relação ao projeto com entrega focada em valor do Scrum e os projetos tradicionais.

 

Nos projetos Scrum, as estórias de usuário são classificadas em order de prioridade que é um método efetivo para determinar estórias de usuários projetadas para cada interação ou release do produto ou serviço. O propósito é criar uma lista simples e única com as metas de funcionalidades priorizadas, ao invés de ser distraídos por esquemas de priorização múltiplos.

Esta lista simples também fornece uma base para incorporar as mudanças e riscos identificados quando necessário. Cada mudança ou risco identificado pode ser incluído na lista baseada na sua prioridade relativa a outras estórias de usuários. Tipicamente, novas mudanças irão ser incluídas nas despesas das funcionalidades que foram vinculadas com baixa prioridade.

Funcionalidade Mercadológica Minima são também definidas, então o que é feito primeiro acontece o mais rápido possível, direcionando o  aumento do ROI (Return On Investment).