Certificado Scrum

O certificado Scrum da SCRUMstudy® em parceria com a PredictON® é um documento internacional validado e aprovado no mercado global. Sabe-se que o Scrum é dos métodos ágeis mais populares e utilizados no mundo. Assim, trata-se de um método adaptável, interativo, rápido, flexível e efetivamente projetado para entregar valor. Portanto, é um método ágil muito significante ao longo de um projeto. O Scrum garante transparência na comunicação e cria um ambiente para coletar responsabilidade e progresso contínuo. Como resultado, o framework Scrum, definido no Guia SBOK™, é estruturado de forma que suporte o desenvolvimento de serviços e produtos em todo tipo de indústrias e em qualquer tipo de projeto, independente da sua complexidade.

Conceitos básicos

Um conceito chave do Scrum esta no uso de equipes cross-functional e auto-organizada. Portanto, tais equipes possuem a capacidade para dividir seu trabalho em entregas com tempos reduzidos, concentrando-se em ciclos denominados Sprints.

Diferença entre Scrum e métodos tradicionais

O gerenciamento de projetos tradicional enfatiza planejamento detalhado para o projeto com ênfase em escopo, custo e cronograma fixo. Ao passo que, o Scrum encoraja tomada de decisão baseada em datas e interatividade. O foco principal são em entregas de produtos que satisfazem os requerimentos dos clientes.

Para entregar o maior valor no menor tempo, o Scrum promove a priorização e time-boxing sobre escopo, custo e cronograma fixo de um projeto. Assim, uma característica importante do Scrum é a auto-organização. Os indivíduos que estão atuando no projeto fazem a estimativa e tomam conta das suas próprias tarefas.