Return On Investment (ROI) Scrum

Ao analisar o Return On Investment (ROI) do Scrum, observa-se a característica chave da incerteza nos resultados ou produtos dos projetos. Deste modo, é impossível garantir o sucesso de um projeto na sua conclusão, independente do seu tamanho ou complexidade. Portanto, considerando esta incerteza para adquirir sucesso, é importante iniciar a entrega dos resultados com a maior antecedência possível no projeto. Como resultado, esta entrega antecipada de resultados e valor fornecem oportunidades para re-investimentos e agregação de valor ao projeto. Estas questões podem ser percebidas pelos interessados (stakeholders).

Porque é importante utilizar o Scrum:

O uso do Scrum agrega valor para os clientes e usuários, priorizando assim os requisitos de alto valor agregado no topo do backlog de priorização do produto a ser entregue. Em outras palavras, ao priorizar o que deve ser entregue primeiro em função do valor, aumenta-se a percepção desse valor entre os stakeholders.

O Scrum diminui a incerteza e direciona constantemente os riscos que podem reduzir o valor potencial do produto caso aconteçam. Neste contexto, trabalhar próximo dos interessados no projeto, mostrando para eles melhoras no produto final de cada Sprint aumenta a satisfação dos clientes.

Com o gerenciamento efetivo da mudanças que o Scrum proporciona é possível mudar o rumo no meio do projeto. Como resultado, aumenta-se as chances de entregar aquilo que os clientes esperam.

Diferenças entre o tradicional e o Scrum

A figura abaixo mostra algumas diferenças em relação ao projeto com entrega focada em valor do Scrum e os projetos tradicionais.

Return on Investment (ROI): Scrum versus Tradicional

Nos projetos Scrum, as histórias de usuário são classificadas em order de prioridade, tornando-se um método efetivo para determinar prioridade. Tais histórias são projetadas para cada interação ou release do produto ou serviço. Assim, o propósito é criar uma lista simples e única com as metas de funcionalidades priorizadas. Portanto, esta técnica elimina distrações com esquemas de priorização múltiplos.

Esta lista simples de histórias fornece uma base para incorporar as mudanças e riscos identificados quando necessários. Portanto, cada mudança ou risco identificado pode ser incluído na lista de prioridade relativa as histórias de usuários. Sendo assim, tipicamente, novas mudanças irão ser incluídas nas despesas das funcionalidades que foram vinculadas com baixa prioridade.

Como resultado, a adoção do Scrum oferece a funcionalidade mercadológica minima que deve ser definida nos projetos. Assim sendo, o que precisa ser feito primeiro acontece o mais rápido possível, direcionando o aumento do ROI (Return On Investment).

Comece sua certifcação fundamental em Scrum agora mesmo.